sexta-feira, 29 de abril de 2011
Pr. David Wilkerson morre em acidente de carro no Texas
A CBN News noticiou no ultimo dia (26/04/11 – 23:00hs no Brasil) que o Rev. David Wilkerson, morreu nesta quarta-feira em um acidente de carro, de acordo com uma fonte próxima à CBN News. Wilkerson tinha 79 anos. A sua esposa Gwen também estava envolvida no acidente e foi levada para o hospital. Deixou 4 filhos e 11 netos.
Wilkerson foi o pastor fundador da Igreja de Times Square em Nova York (com mais de 8.000 membros) e presidente do “Desafio Jovem”, entidade destinada a recuperar drogados. Escritor de vários livros dentre eles A Cruz e o Punhal. O Rev. David estava na estrada I 175 no Texas quando tentou uma ultrapassagem e teve seu carro atingido por uma carreta na direção oposta.
Seus sermões denunciando o mundanismo e as falsas manifestações espirituais na igreja são famosos. Uma voz profética foi silenciada. Que o Senhor console a família a aos muitos que sentirão falta de suas palavras inspiradoras.
Breve Biografia
Foi o fundador e presidente do “Desafio Jovem”, que é uma organização sem fins lucrativos; fundada em 22 de Setembro de 1971. Reverendo Wilkerson é autor de trinta livros de sua inspiração, visando o ministério para viciado em drogas, jovens e membros de gangues em Manhattan, no Bronx, e no Brooklyn. Sua história é contada na Cruz e o Punhal, um livro que bateu o recorde de venda. (A história tem sido lida aproximadamente por 50 milhões de pessoas em trinta línguas e 150 países desde 1963. Em 1969, o filme do mesmo título foi lançado e ainda é visto por milhares de pessoas).
Em quatro décadas de ministério evangelístico do Reverendo Wilkerson, que inclui: pregação, ensino e a autoria de vários livros, tem sido possível alcançar um número significativo de pessoas em todo o mundo. Durante todo esse tempo, tem-se também preservado uma das características fundamentais deste trabalho, que assistir aos mais carentes e necessitados entre a população, isto através de grande uma mobilização evangelística-social, cujo um dos objetivos é reintegrar os marginalizados à sociedade, proporcionado-lhe uma nova vida em Jesus Cristo. Até mesmo agora, aos 72 anos de idade, ele sai às ruas de Nova Iorque acompanhado de um assistente. Nessas ocasiões, ele também visita o Broadway e Oitava Avenida, evangelizando os transeuntes. Sua missão está sempre procurando o perdido, o desorientado e o derrotado, para pregar a eles sobre o Cristo vivo.
David Wilkerson, nascido em Indiana, no ano de 1931, casou-se em 1953 com Gwen Carosso. Teve dois filhos que são ministros e suas duas filhas são casadas. Eles têm 11 netos. Os Wilkersons vinham servindo ao Senhor na Pensilvânia, até que o Reverendo Wilkerson viu uma fotografia em uma revista sobre violência urbana, que mostrava vários adolescentes da Cidade de Nova Iorque assassinados. Movido pela compaixão, ele foi à cidade em fevereiro 1959. Foi assim que ele começou seu ministério de rua. Depois atuou como escritor, visando alcançar os chamados: "desesperados, confundidos e violentos nas ruas e do submundo".
Naquele ano, o Reverendo Wilkerson encontrava um desafio no seu ministério: eram os adolescentes do Brooklyn, Nova Iorque, mas ele, enfim alcançou a juventude e adultos com problemas globais através de seus 490 centros de reabilitação social. Estes são ministérios de recuperação baseados em um programa para viciados em drogas, os quais têm sido reconhecidos como os maiores centros de recuperação do mundo. Um estudo do Instituto Nacional do Governo dos Estados Unidos de Uso de Droga comprovou a recuperação através do Desafio, de Adolescentes e jovens na marca de 86%.
A Cruzada da Juventude do David Wilkerson, originada em 1967, dando início a um ministério evangelístico, caracterizado por esforços do Reverendo Wilkerson para alcançar os adolescentes e crianças que foram abandonadas, para prevenir que eles caminhem para uma vida de escravidão nas drogas, álcool ou na violência. Através deste ministério, CURA (Centro Urbano de Recuperação de Adolescentes) tem-se recuperado muitas vidas preciosas. O CURA foi um esforço para realizar o idealismo e o sacrifício de muitas pessoas, jovens e cristãos que souberam sobre este trabalho de paz, e desejavam ajudar os necessitados.
Em 1971, o ministério se expandiu, e o Reverendo Wilkerson, movido por uma chama missionária, saiu do Texas, sede de seu ministério e do Desafio Jovem, para uma Missão específica de transmitir a eterna mensagem de Cristo através dos seminários para um público cristão, com objetivo de prepará-los para a tarefa de resgatar outras vidas para Cristo. O Desafio Jovem serve como um ponto de partida para cruzadas do Reverendo Wilkerson, conferências dos ministros, livros e produção de vídeo, escolas bíblicas, evangelismo de rua, distribuição de literatura, investimentos em programas antidroga.
Ele continua como presidente do Desafio Jovem, ministrando palestras para centenas de milhares de pessoas que, regularmente, têm recebido cópias dos sermões e notícias do ministério. O Reverendo Wilkerson, pessoalmente, lê os pedidos de oração, auxiliado pela sua esposa Gwen, que o ajuda a ler as milhares de correspondências, que chegam mensalmente. Responde as cartas e intercede pelas necessidades nelas expressas, levando-as a Deus em oração.
Em 1986, o coração do Reverendo Wilkerson se moveu outra vez para levantar um ministério nos Tempos Squares. Ele chorou pedindo a Deus para fazer alguma coisa, e em um dia, pela manhã, sentiu o Senhor falando ao seu coração: "Você sabe que eu amo essa cidade". Naquele momento, a igreja “Time Square” foi idealizada. A igreja foi inaugurada em outubro 1987 e, desde então, está com as suas portas abertas. Primeiro em um auditório alugado e depois no Teatro do Hellinger, que o ministério adquiriu em 1989. A igreja está localizada no coração do Distrito de Manhattan. O teatro é belo, em contraste à pobreza e necessidades dominantes daquela área. E a congregação é composta de 8.000 pessoas, da Cidade de Nova Iorque: entre doutores, estudantes, professores, advogados, viciados e os desabrigados, enfim todas as classes.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
FRASES DE MISSÕES
“O mundo é minha paróquia”
“Missões sem o Espírito Santo não é Missões, é turismo.”
(Madre Teresa de Calcuta)
(tradução minha)
‘Deus não está procurando grandes homens e mulheres de fé, mas sim, ele está procurando homens e mulheres comuns que confiam na Sua grande fidelidade’
Of church or chapel bell
I want to run a rescue shop
Within a yard of hell!
Na sombra da Igreja
Eu quero uma missão de resgate
Um metro do inferno!
Francisco de Assis
Para aqueles que são chamados mais tem medo de atender a voz do Senhor!
segunda-feira, 25 de abril de 2011
mais sobre o Timor leste
Entrevista com a miss. Margaretha Adiwardana |
A ex-colônia de Portugal é hoje um dos mais óbvios campos para missão integral, quase exclusivo para brasileiros. O apelo precisa ser atendido agora. A Igreja Brasileira vai vacilar?
Cerca de 250 pessoas entre pastores, missionários, estudantes de centros de treinamento bíblico, preletores e leigos vindos de vários Estados do Brasil, de outros países e de várias igrejas e denominações se reuniram no Seminário Teológico Servo de Cristo, na Vila Mariana, em São Paulo, para a Consulta Missionária da Associação Missão Esperança (AME) entre 4 e 6 de setembro.
Sob a direção da missionária Margaretha Adiwardana, a "formiguinha incansável do evangelho", presidente da AME, o evento trouxe da Indonésia e do Timor Leste irmãos que desempenham um trabalho estratégico. Entre os palestrantes, Donald Price, Durvalina Bezerra, Nelson Bomilcar, Paulo Moreira e Silas Tostes.
Teologia Brasileira – Como surgiu a AME e porque o Timor Leste é uma porta promissora para a Igreja Evangélica Brasileira?
Margaretha Adiwardana – Como o Timor Leste foi por quatro séculos e meio uma colônia de Portugal e apesar da invasão da Indonésia – a eliminação da educação na língua portuguesa, uma geração inteira de timorenses que fala a língua indonésia –, apesar de tudo isso o governo do Timor escolheu a língua portuguesa como a sua língua oficial, junto com o tetum [idioma local predominante]. Assim, abriu uma necessidade de os próprios timorenses aprenderem a língua portuguesa. Então, em primeiro lugar, não tem muitas igrejas no mundo que podem suprir essa necessidade de professores de língua portuguesa... [risos]
Em segundo lugar, como "irmão", como país também colonizado por Portugal. Há entre o Timor Leste e o Brasil uma ligação emocional, além de histórica. Os timorenses gostam dos brasileiros por diversas razões. Eles nos chamam de "irmão mais velho", pelo fato de o Brasil ter sido colônia de Portugal também. Eles gostam dos brasileiros porque são mais calorosos, mostram mais a emoção, diferente de muitas das nações que têm ajudado o Timor Leste, tanto por meio das forças da paz das Nações Unidas como por meio de várias ONGs. Não por último lugar, o próprio Timor Leste está pedindo ajuda de todas as nações do mundo, mas com o Brasil há uma sintonização maior.
A ajuda que a igreja brasileira pode dar pode ocorrer em todas as frentes: saúde, educação, agricultura e na área técnica, para não falar na área espiritual, em que a necessidade é claramente imensa. De acordo com o que ouvi falar, o Timor Leste pode se tornar um país fechado religiosamente. Então, a Igreja Timorense precisa de ajuda para que fique de pé sozinha, caso o país venha a se fechar. Então, de todas as formas a Igreja Brasileira é necessária para ajudar o povo timorense. Vendo esse quadro de destruição do Timor Leste, que precisa de ajuda para se reerguer, simplesmente é impossível o país ser uma nação soberana, de Direito, sem ajuda do exterior.
Por que não a Igreja Brasileira, que vai levar toda essa ajuda prática, como também uma mensagem do Evangelho que é necessária para curar traumas, feridas, ódios, amarguras, um acúmulo de sofrimentos, um ciclo de vingança? A necessidade é pela paz, pelo perdão, pela transformação que cura o povo. Daí, levando em conta tudo isso, e a situação emergencial do Timor Leste, não dá nem tempo de preparar missionários por cinco anos para entrar no Timor. A situação é agora. Não é amanhã que eles precisam de ajuda na prática.
A AME nasceu no Timor Leste, com uma necessidade real, com o povo timorense pedindo ajuda. A AME tem feito isso, levamos o ministério integral, que acredito que é bíblico, que é corpo, alma e espírito. E lembro que é um país de perseguição aos evangélicos. A ministração integral é uma ministração que abre o coração das pessoas para desejarem saber do Evangelho e do estilo de vida dos evangélicos que estão dando ajuda real, na prática.
TB – Qual tem sido a reação da Igreja Brasileira ao desafio da obra no Timor Leste?
MA – Eu diria que mais do que em qualquer outro país, a Igreja aqui fica muito interessada no Timor Leste porque assistiram na televisão durante alguns meses a destruição do país, as tropas brasileiras que até hoje estão sendo enviadas, o Sérgio Vieira de Mello [diplomata brasileiro que coordenou as ações da ONU no Timor e posteriormente morreu em atentado terrorista no Iraque]. Mas entre se interessar e enviar missionários existe uma diferença... Muitas pessoas individualmente ficam interessadas porque é atrante para as pessoas saber que seus conhecimentos podem ajudar ao povo timorense. Novamente, entre se candidatar e chegar ao campo também há uma diferença muito grande. Apesar de muito interesse, então, não se pode dizer que a Igreja está enviando em número compatível com o interesse demonstrado.
TB – Qual a sua avaliação do quadro de missões no Brasil, tanto em números quanto em preparo teológico e em termos de motivação dos que estão seguindo para os campos e dos que estão enviando?
MA – Ultimamente tem havido grande aumento em número de missionários brasileiros que estão sendo enviados para fora do Brasil. Porém, se compararmos com o número de evangélicos no Brasil – que de acordo com o IBGE são 26 milhões –, se somos cerca de 3 mil missionários evangélicos, é muito pouco. Numericamente falando, é pouco.
Quanto ao preparo teológico, acredito que ainda deixa a desejar. Muitos que vão não tiveram preparo. Apesar que ultimamente, também, o preparo transcultural e missiológico tem melhorado muito. O nível da missiologia no Brasil, no nível das igrejas que se esforçam, dos missiólogos que se esforçam, não perde para nenhum país, nem mesmo de primeiro mundo, nem mesmo dos países da Europa ou dos Estados Unidos que já fazem missões há mais de cem, há duzentos anos.
Só que poucas pessoas fazem e têm acesso a isso. Por causa da geografia, acredito eu, além das denominações, é tudo muito espalhado. Então, o que acontece em uma região, apesar de levar o nome "nacional", as outras regiões não ficam sabendo, não é espalhado uniformemente, com grande alcance. Há igrejas e denominações que fazem missões transculturais enviando para fora e sem estar conscientes de que há essa necessidade de preparo transcultural, preparo missiológico, e aí a coisa deixa a desejar.
Mas, no meu entender, o preparo teológico é pior do que o preparo missiológico. Há uma dicotomia, até, às vezes. Quem faz preparo teológico acha que não precisa mais do missiológico. Quem faz preparo missiológico, porque ouviu falar das falhas dos missionários transculturais, não pensa que há necessidade de preparo teológico. Hoje o preparo teológico é imprescindível para ir aos países, principalmente de povos não alcançados, porque o budismo está em radicalização, o islamismo nem se fala, o islamismo está preparando teólogos especificamente para combater a teologia cristã. O hinduísmo também. Não é só o ateísmo, como na Europa materialista e cientificista, exigindo capacidade de discussão científica, mas também todos estes outros desafios.
Então, quem vai pra fora, não só tem de ser preparado culturalmente, como teologicamente, senão nem vai saber responder às perguntas, nem na teologia, muito menos no evangelismo. Então eu creio que tem que ser martelado os dois lados: preparo teológico e preparo missiológico. Uma coisa não anula a outra.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Frases sobre evangelismo
As frases sobre o evangelismo mostram o valor de missões e despertam e incentivam as pessoas para a nobre tarefa de evangelismo.
Walter B. Knight:
"Quando Jesus diz: "Vinde" - Ele vem nos encontrar.
Quando Ele diz: "Ide" - Ele vai conosco."
De um amado de Deus:
"Somente é evangélica a igreja que evangeliza."
Adoniran Judson:
"Muitos crentes consagrados jamais atingirão os campos missionários com os seus próprios pés, mas poderão
alcançá-los com os seus joelhos."
Mack B. Stokes:
"Aqueles que pregam e ensinam sobre Cristo sofrerão e serão fortemente tentados. Não podem fazer a sua obra sem o "poder do alto" prometido pelo Senhor ressuscitado."
David J. Hesselgrave:
"Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma estação, plante flores;
Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma vida, plante árvores;
Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma eternidade, plante igrejas."
Elton Trueblood:
"O evangelismo ocorre quando o crente fica tão inflamado em contato com o fogo central de Cristo, que, por sua vez, põe fogo nos outros."
Charles Haddon Spurgeon:
"Se os pecadores serão condenados, que eles o sejam pelo menos passando por cima de nossos corpos. Se os pecadores hão de perecer, que eles o façam pelo menos tendo os nossos braços a agarrar-lhes os joelhos, implorando que fiquem. Se o inferno tem de ser cheio, que o seja pelo menos contra o vigor de nossos esforços, e não permitamos que ninguém vá para o inferno sem que o tenhamos advertido e por ele tenhamos orado."
De um amado de Deus:
"Você pode evangelizar sem amar, mas você não pode amar sem evangelizar."
Dick Hills:
"Cada coração com Cristo é um missionário e cada coração sem Cristo é um campo missionário."
R.A. Torrey:
"Levar os homens à aceitação de Cristo como Salvador e Senhor é a única razão de os cristãos terem sido deixados no mundo."
Dawith L. Moody:
"Ganhar almas para Cristo é o meu negócio."
Conde Zinzendorf:
"Meu destino é proclamar a mensagem, sem importar-me com as conseqüências para mim mesmo."
De um amado de Deus:
"A obra de Deus no início é difícil, depois torna-se impossível e, então é realizada."
David Brainerd:
Declaro, agora, que estou morrendo, que não teria gasto minha vida de outro modo, ainda que em troca do mundo inteiro."
De um amado de Deus (escrito acima da porta de uma igreja, do lado de dentro):
"Ao atravessarmos esta porta, entramos no campo missionário."
Dwight L. Moody:
"De cem homens, um lerá a Bíblia; noventa e nove lerão o cristão."
Créditos
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