''POR QUE DECIDI NADA SABER ENTRE VOCÊS,A NÃO SER CRISTO E ESTE CRUCIFICADO ''
I corintios 2:2

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

JUNTOS NA MISSÃO – TIMOR LESTE DIÁRIO DE BORDO - 1 (19.09.2011)

JUNTOS NA MISSÃO –
TIMOR LESTE
DIÁRIO DE BORDO - 1 (19.09.2011)
Dada a aceitação do Diário de Viagem, estou prosseguindo com a mesma idéia nesta nova viagem. Pequena mudança de nome: Diário de Bordo. É mais chique, não? Não tenho a menor idéia sobre conexão da internet nos diversos lugares onde vamos passar. Sei que no Timor, nem sempre será fácil. Mas vou escrever diariamente e deixar na agulha. Assim que tiver oportunidade, enviarei...
Alguns talvez estejam pensando: “De novo?”. Pois é...Eu também acho que é pouco tempo para pegar a estrada novamente. Mas uma série de circunstâncias se alinharam para que assim fosse. Somente cinco dias em casa, mala pronta, mochila nas costas e pé na estrada, ou melhor, nas nuvens.
Alguém outro dia comentou como eu gosto de viajar. A verdade é que eu não gosto. Eu sigo ordens... se pudesse escolher, estaria em minha casa, com minha família e com minha igreja, que me faz grande falta. Mas, por mandado do meu Chefe, aqui vamos nós. Esperando estar em casa no dia 02 de setembro, se Deus quiser.
Dessa vez, vamos lonnnnnnnge. Será a primeira vez na Ásia, tendo Timor Leste como destino final. Por quê? Estamos na Missão, qeu nos leva para longe... “em toda Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Onde mais estariam os tais „confins da terra‟, senão numa pequena ilha do outro lado da terra, separada do Brasil por 12 fusos horários? Meu relógio biológico não está entendendo nada. Ontem duas horas mais cedo, hoje hora normal, amanhã doze horas de diferença.
Dessa vez a equipe de viagem é outra. Comigo estão os pastores James e Ivan Goosen, Pr. Egberto e o Supremo Pastor, idealizador da Missão. O tempo de viagem será mais de 20 horas, desde a saída de Fortaleza até Dili, capital do Timor. O roteiro é o seguinte: Fortaleza - São Paulo -Johanesburgo (África do Sul) - Singapura – Timor Leste. A propósito, neste momento estamos cruzando o Atlântico, numa altitude de cerca de 11.000 m, a uma velicidade de uns 900 km/h, em direção à África do Sul, num vôo de 7:40 minutos. Faltam só 6:00H. É bem ali...
Mas vamos cronologicamente...
7:00H – chegamos ao aeroporto de Fortaleza para o check in. Tudo certo, exceto que não podíamos embarcar com a bagagem de mão como queríamos. Em vôos assim é comum extravio de bagagem. Queríamos nos prevenir. Não sendo possível, vamos ao plano B: um pouco de roupa e coisas de primeira necessidade em uma pequena mochila.
De Fortaleza a São Paulo, tivemos um vôo muito tranquilo (esse está balançando muito...). Desembarcados, procuramos localizar o balcão da South African Airway. Mas era ainda muito cedo, pois nosso vôo só sairia às 18:30H.
Alguém deu uma boa idéia...
- Vamos almoçar?
Alguns hotéis oferecem transporte gratuito para os que quiserem almoçar nos seus restaurantes. O recepcionista engravatado era uma indicação da nossa suspeita... Esse almoço vai sair caro... afinal,
„esmola grande, o cego desconfia‟.
- Os senhores pagarão apenas R$ 60,00 por pessoa.
Afastamos um pouco: conferência da “liseira”...
- Vamos tentar outra coisa mais em conta.
Depois de subir e descer, olhando possibilidades, alguém nos indicou um local de preço razoável... O nome é Self-service Terra Azul... - Ótimo, porque eu já estava azul de fome!
Comemos e conversamos bastantes. Foi bom para pensar melhor sobre os alvos da viagem e compartilhar idéias e expectativas.
16:35 H- Feito o check-in entramos para a sala de
embarque. Decolamos na hora prevista. Avião enorme, com bastante passageiros... É incrível a aviação. É maravilhoso o poder de Deus que sustenta a natureza, possibilitando as invenções humanas.
A previsão de chegada em Johanesbrugo é 7:30 H... Que Deus continue nos levando nas asas do vento...
*************************************************************
7:30 H – Chegamos pontualmente... mundo pequeno! Estamos no extremo sul da África, em um país fronteira com paises da costa oriental como Moçambique. No Brasil são 3:30 da manhã.
Estamos com 9o. Centígrados. Ainda bem que sou do Icó, acostumado com baixas temperaturas... Já ouviram o que aconteceu no Icó num ano de enchente? Dizem que um papagaio que descia o rio salgado, afogando-se. Quando um homem compadecido lhe estendeu a mão...
- “Que lugar é esse?”. Perguntou o papagaio ofegante.
- “Icó”, respondeu o bondoso senhor.
– “Prefiro descer na correnteza...”.
Além de ser uma tremenda calúnia, acho que não era papagaio, mas um pinguim, curtindo as águas geladas do sertão centro-sul do Ceará... (mas será que isso aconteceu mesmo??)
O vôo balançou um pouco. Não estava totalmente cheio, mas também não deu para dormir. Vamos ficar aqui por 4 horas e pegar outra aeronave. Será mais longo do que o de São Paulo para cá. Teremos um dia e meio para descansar em Singapura.
Johannesburg é uma cidade com cerca de 2,5 milhões de pessoas. Uma cidade moderna, afinal este o país número um em desenvolvimento no continente. A África do sul sozinha responde por 40% de toda produção industrial do continente.
Há alguns anos, Mandela iniciou o movimento para acabar com o regime do Apartheid. Melhoru muito, mas os resquícios permanecem.
Estou pegando um sinal de internet... vou tentar enviar o primeiro diário.
Louvo a Deus por tudo até aqui.
“... eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
Deus nos mantenha Juntos na Missão!!

JUNTOS NA MISSÃO – TIMOR LESTE DIÁRIO DE BORDO - 2 Direto de Cingapura (21.09.2011)

JUNTOS NA MISSÃO –
TIMOR LESTE
DIÁRIO DE BORDO - 2
Direto de Cingapura
(21.09.2011)
05:30 da manhã (hora local); no Brasil, 04:30 da tarde – Há pouco desembarcamos no Chingi aeroporto. O Vôo foi tranquilo. Avião enorme, deu para achar várias poltronas vagas. Cada um se apossou de três, que se transformaram em uma cama relativamente boa. O sono não foi tão bom, mas à bordo a comida foi impressionante... senti saudade das duas bolachinhas secas e do pacotinho de amendoim de uma das empresas aéreas brasileiras. Eu e meus companheiros de viagem não queríamos desapontar as bondosas aeromoças... Aproveitamos tudo, afinal, estamos na “dieta da sopa”. Deu sopa, estamos comendo... e ainda conseguimos colocar uns chocolates na bolsa... Dizem que no Timor se come cachorro... é melhor prevenir!
O aeroporto é um dos mais modernos e limpo do mundo. Realmente é impressionante!
Depois de apreciar tudo com cara de matuto, seguimos para a esteira das bagagens. Graças a Deus tudo estava lá. Só um pequeno problema na alfândega, mas logo fomos liberados com todas as bíblias e livros...
Se observarem bem, estou passando do dia 19 de agosto para o dia 21. Ainda é 20 no Brasil, mas em Cingapura já é 21... Como funciona isso? Lembra das nossa aulas de físicas? E das experiências e teorias de Albert Einstein? Pois é... Acha-se o tempo pela relação entre espaço e velocidade. Assim, o tempo depende de referencial material, que também define a velocidade... Sem matéria não há velocidade e não há tempo.
Fica, pois, claro que houve um “tempo” em que não havia tempo, certo? Assim, o nosso tempo é parte da criação de Deus. Desse modo, não é difícil comprender que o nosso Deus é eterno,“atemporal”, requesito necessário para ser onisciente, que necessariamente leva à onipotência e onipresença. Deus não precisa da passagem do tempo para conhecer o futuro, pois ele não é referenciado pela matéria. E para ser onisciente, Ele precisa ter um plano determinado previamente, garantido pela Sua onipotência. Onde fica, então, o livre-arbítrio
humano? Simplesmente não fica. Essa não é uma boa notícia par ao humanista, mas é uma alegria para o teísta...
Esses pensamento nos levam ao profeta Isaías, onde a atemporalidade de Deus o destaca como único Deus verdadeiro...
“Não vos assombreis, nem temais; porventura não vo-lo declarei há muito tempo, e não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas! Acaso há outro Deus além de mim? Não, não há Rocha; não conheço nenhuma. (Is. 44:8)
Esse é o nosso Deus. O Senhor do Brasil, da África do Sul, de Cingapura... Não há outro que possa ser comparado com Ele...
“Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera”.
(Isa 64:4)
Mas como ouvirão se não há quem pregue? É por isso que estamos aqui, nos confins da terra. Queremos prepara o terreno para aqueles que estão prontos para vir, mas precisam ser enviados. Para o Timor, especificamente, temos dois casais inclinados a vir: Ronaldo e Thalita e Nataniel e Jordana... orem por eles!
Que dia é esse? 21 de agosto!
Interessante, hoje é o meu aniversário... 45 anos... (é o novo....!!!). Pois é, nascia em 1966, o menino mais bonito do sertão nordestino... “Bem gordinho”... não tinha carne para fazer um pastel...!
No Brasil ainda ia demorar horas para completar mais um ano, mas no sudeste da Ásia, a gente velho mais cedo...
Dou graças a Deus por mais um anos. Obrigado aos amados irmãos do Planalto que anteciparam a celebração para a última quarta! Os que não foram, podem mandar o presente, ainda dá tempo....
Espero continuar com saúde e disposição para remir o tempo, e ir além, sem perder a vida corredo atrás do vento... Jesus disse: “a noite vem quando ninguém pode trabalhar...”. que o Senhor me ajude a ser diligente antes que chegue a noite da minha existência... O nosso tempo é mais breve do que pensamos. Todos os anos passados, quase meio século, foram como o dia de ontem... está certo o salmista... “tudo passa rapidamente e nós voamos...”. E nessa peleja não tem trégua...
“Pelo que você está correndo e para onde está voando?”. Há tanto para fazer para a eternidade, e nós nos perdemos, consumindo nossos breves anos nas inquitações desse mundo fugaz... Pense nisso!!!
- “Antes que cheguem os maus dias e venham os anos nos quais diremos: não tenho neles contentamento...”.
- “Louco, hoje pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?”.
6:30 H – Invasão Oriental!
Estamos agora na recepção do hotel. Má notícia: teremos de esperar até ao meio-dia para entrar no quarto. Estamos com sono e cada um mais cheiroso do que o outro!
Há pouco ouvimos um alarido estranho... a porta se abriu e uma multidão adentrou. Não sei se são japoneses, chineses, filipinos, tailandeses. malaios ou coreanos. Pode ser qualquer um um desses povos. Tudo tem olhos puxados...
Eles falam alto e todos ao mesmo tempo... “um bando de periquito na areia quente”.
Como os olhos estão sempre esticados, nunca se sabe se estão sorrindo ou brigando.
Procurei entender o que estavam dizendo. Não sei se estou certo, mas ouvi o seguinte...
- Um senhor disse - “a cabra-me-deu-marrada”.
- Outro gritou... “chiquita-traga-a-marmita”.
Uma senhora se aproximou de mim e disse... “taca-a-cara-no-muro”. Fiquei sem ação... “arigatô”?. Acho que não dá certo. Permaneci calado pensando... “não senhora, isso dói”.
Será que entendi alguma coisa mesmo???
**************************************************
Enquanto escrevo, Pr. James chega...
- “Já tomei café aqui perto... panqueca, molho apimentado que ainda está ardendo os beiços (coisa de nordestino), e uma porção de carneiro”. Essa é a verdadeira dieta da sopa!!!
Estamos no centro da cidade. Dá para constatar com tristeza que a prostituição é algo comum nessa região. De fato, na África e Ásia, a AIDS é pandêmica. Em certos países, somente 30% dos adolescentes chegarão aos 30 anos, os demais morrerão infectados.
Devido à questão de adaptação ao fuso horário, precisamos resistir ao sono, e tentar deitar somente no fim da tarde, para dormir até o outro dia. Por isso, ao invés de esperar na recepção do hotel, vamos passear um pouco. Desde o Brasil, nada de banho... Pelo menos o odor nos ajuda a encontrar um ao outro, no caso de alguém se perder na multudão!
09:30 H- Antes de sair, fizemso uma tentativa que funcionou. Por uma pequena taxa extra, fomos permitidos entrar logo nos apartamentos. Finalmente um banho.
Os apartamentos são muito pequenos, mas vai dar para repousar esses dois dias. A razão da parada aqui é para esperar o irmão Scott, que vem dos Estados Unidos. Chega terça-feira de manhã, e segue conosco para Timor.
Um Passeio pela Cidade
10:30 – refeitos pelo banho, saimos para conhecer um pouco essa cidade de 5 milhões de habitantes, umas das capitais da tecnologia no mundo. A cidade é bonita e muito moderna. Seu crescimento começou somente a 45 anos atrás. Mas uma coisa é rconhecida: não existe corrupção política tão gritante como em outros locais, inclusive no nosso Brasil.
A cidade recebe por ano 20 milhões de turistas, que injetam muito na economia. Além disso, tem um dos maiores portos do mundo, sendo lugar de passagem de mercadorias para muitos países de sudeste asiático. Além disso, Cingapura é um dos centros financeiros do mundo.
Religiosamente, é uma enorme mistura: cristãos, budistas, muçulmanos, hindus, bahai, animistas, nova era, etc. Sendo uma megalópolis, Cingapura recebe gente de todo mundo, e cada uma aproveita da liberdade religiosa prescrita na lei para divulgar o seu culto.
Por indicação e pela leituras de folders, ficamos sabendo da maior roda gigante do mundo, uma atração interessante que permite uma vista panorâmica de toda cidade. Vamos lá...
Depois de alguns minutos de metrô, lá estávamos. Sua imponência se vê de longe. São 168 metros de altura, mas os visitantes passeiam numa cabine fechada e climatizada. São umas vinte pessoas em cada cabine.
Realmente, vale à pena. Do alto, se descortina a bela cidade, com seus arranha-céus de arquitetura exuberante. Dá para ver todo o circuito onde ocorrer o grande prêmio de fórmula 1 de Cingapura.
Na saída, fomos “seduzidos” por um taxista que nos ofereceu uma boa tarifa para nos levar por alguns pontos da cidade. Ele é de Cingapura mesmo, mas filhos de chineses, qeu formam cerca de 70 % da população.
Sem sabermos, ele nos levou para locais onde os turistas fazem compras. Naturalmente, ele ganha para fazer isso. Falava um inglês sofrível, e não nos disse seu nome. No meio da viagem, por causa da sua maneira de falar e seu porte físico, ganhou o carinhosso apelido de Batatinha.
O primeiro era uma joalheria. Imagine só. Quatro viajantes lisos entre os brilhos dos diamantes. De cara já vi que era melhro nem perguntar preços. Os vendedores aqui não lhe deixam, depois de você mostrar qualquer pequeno interesse. Não teve jeito. Fomos cercados por várias vendedoras mostrando suas jóias e cada um se saiu como pode.
Pr. James tem cara e pose de gente endinheirada. Os vendedores correm logo para ele. E haja a vendedora a mostrar jóias. Pr. Ivan, vendo que a coisa ia longe, e sabendo que daquela toca não saía coelho, disse: “James, vamos logo, você não comprar mesmo”. – “Calma, Ivan, eu quero é descansar as pernas nessa cadeira. Estou com os pés doendo”. Ganhamos água, café, cadeira, e deixamos a enorme loja sem comprar um centavo...
No aeroporto ele resolveu parar em uam loja de diamantes apra perguntar o preço de um anel. Baratinho: 40 mil dólares... “O Senhor não interessa?”. - “Estou em conexão... Na volta a gente vê”. Eu sei o que a gente vai ver na volta...! Um caminho alternativo para não ter perigo da vendedora querer que entremos na loja...
Um pouco mais, e o sr. Batatinha ns apronta de novo. Para o carro e nos “força” a entrar num pequeno quarto onde um homem vende produtos variados a um preço razoável. Quando nos viu, o vendedor oriental foi logo se animando... “Brazil... ahã?... good country.. ahã?”
Diante de nós uma mesa de relógio e outra de bolsa. Pr. James, o “rico” cansado logo se assentou. A conversa foi longa, pois o homem queria vender algo, mas nós não queríamos comprar. Conversa vai, conversa vem, e já meio sem jeito depois de tanta insistência do vendedor, Pr. James saiu com um relógio. O homem garante que é um bom relógio, mas não sei se resiste a um espirro...
Aproveitando que o taxista não nos entendia, acertamos que era melhor ir direto para o hotel, pois ele poderia nos aprontar outra “emboscada”.
Pedimos para nos deixar em um lugar par almoçar. Ele já ficou animado, mas dissemos... “leve-nos a um lugar popular”.
Depois do almoço, mais uma caminhada, dessa vez num enorme shopping de eletrônicos. É impressionate esse mercado em Cingapura. Tem de tudo e de todo preço. Mas nem sempre produtos confiáveis, embora as marcas e produtos originais também se achem facilmente.
No meio da multidão, um homem faz a demonstação interessante de um ferro de passar a vapor. Com uma passada leve, em peças já penduradas na cruzeta, as roupas mais amassadas ficam passadas, como num toque de mágica. O ferro também serve de vaporizador.
Pr. James e Pr. Egberto se aproximaram e ficaram vendo o menor preço. Eu e o pr. Ivan nso afastamos um pouco, para evitar que o vendedor grudasse em nós também. Conversa vai e conversa vem, Egberto sai com um ferro... Se funcionar com o homem demonstrou, Márcia vai ficar realmente muito feliz! O risco é querer fazer nebulização nas roupas e tentar engomar as crianças...
Hora de voltar para o hotel. O cansaço já bate forte sobre todos nós. A idéia é dormir até amanhã... vamos ver se funciona!
Irmãos, continuem orando por nós, para que Deus nos proteja, especialmente dando-nos saúde para poder continuar a viagem. Nossa expectativa é retonar com desafios que possam despertar mais obreiros para a seara do Mestre.
Perdão pelos erros... estou dormindo sobre o teclado!!
Abraço a todos.
Pr. Jenuan Lira.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VÁRIOS CONCEITOS DE INERRÂNCIA-2



II-A inerrância plena também sustenta que a bíblia é completamente verdadeira.Apesar de o objetivo principal da bíblia não ser prestar informações científicas e históricas,as descrições científicas e históricas que ela fornece são completamente verdadeiras.Não ha diferença essencial entre essa posição e a da inerrância absoluta quanto a maneira de ver a mensagem religiosa/teológica/espiritual.O entendimento de referencias cientificas e históricas é no entanto,bem diferente.A plena inerrância considera essas referencias fenomenais,ou seja,são registradas da maneira como se apresenta aos olhos humanos.Não são necessariamente exatas;antes são descrições populares,implicando,muitas vezes,referencias gerais ou aproximações.Mesmo assim,são corretas.o que ensinam é essencialmente correto de maneira como ensinada.

III-A inerrância limitada também é considera a bíblia tanto inerrante como infalível em suas referencias doutrinarias á salvação.faz-se porém,uma distinção precisa entre assuntos não-emperícos,revelados de um lado e referencias empíricas,naturais de outro.As referencias cientificas e históricas contidas na bíblia refletem o entendimento corrente na época em que a bíblia foi escrita.Os escritores bíblicos estavam sujeitos ás limitações de seu tempo.A revelação e a inspiração não colocaram os escritores acima do conhecimento habitual.Deus não lhes revelou a ciência ou a história.Por conseguinte ,nessas áreas a bíblia bem pode conter o que poderiamos chamar de erros.Isso porem não tem grandes consequências. A bíblia não se propõe a ensinar ciência nem história.mas dentro dos objetivos paraos quais foi dada,a bíblia é plenamente verdadeira e inerrante.

A Credibilidade da palavra de Deus:a Inerrância

A inerrância da ESCRITURA tem sido tópico de discussões acaloradas entre cristãos conservadores.Essa é a doutrina de que a BÍBLIA é plenamente confiável em todos os seus ensinos,para os que fazem parte da comunidade teológica mais ampla,isso parece um assunto irrelevante,um remanescente de uma concepção antiquada da bíblia.Para muitos evangélicos,no entanto,trata-se de uma questão extremamente importante,Até mesmo crucial.Portanto,ela exige um exame cuidadoso.na realidade,é a conclusão da doutrina da ESCRITURA,pois se Deus deu uma revelação especial a respeito de si mesmo e inspirou seus servos para que a registrassem,queremos ter a garantia de que a bíblia é de fato uma fonte fidedigna dessa revelação.

VÁRIOS CONCEITOS DE INERRÂNCIA

O termo INERRÂNCIA tem significado diferentes para pessoas diferentes.Aliás,há discussões frequentes sobre a posição digna desse nome.É,pois importante sintetizar brevemente algumas das posições correntes sobre a questão da inerrância.

I.A Inerrância absoluta sustenta que a bíblia,que inclui análises bem detalhadas de assuntos científicos e históricos,é totalmente verdadeira.transmite-se a impressão de que os escritores bíblicos tinham a intenção de fornecer uma quantidade considerável de dados científicos e históricos exatos.Assim as aparentes discrepâncias podem e devem ser ser explicadas.Por exemplo,a descrição do mar de fundição em 2 cronicas 4.2 indica que o diâmetro era de 1 cúbitos,enquanto a circunferência era de 30.Entretanto,como sabemos,a circunferência de um circulo é(3,14159)vezes o diâmetro.se como afirma o texto bíblico,o mar de fundição era circular,existe aqui uma discrepância exige-se um explicação.

CONTINUO EM BREVE...ACOMPANHE!!!!!!!!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Manifesto Cristâo


A maior parte do cristianismo evangélico hoje é fundamentado em clichês. A maior parte do nosso cristianismo vem de músicos que se dizem cristãos, e não da bíblia. A maior parte do que os evangélicos acreditam é ditado pela cultura secular e não pela escritura.
Poucos são os que encontram a porta estreita. Consequentemente, as ideias mais populares possivelmente não são os conceitos mais próximos da verdade bíblica. Nos dias de hoje, desconfie de qualquer “Best-seller”. Desconfie de qualquer um que for sucesso ou um furacão de vendas, simplesmente porque a genuína verdade cristã jamais foi e nunca será “digerida” pelas massas. A maior prova disso, é que mataram o seu autor. Se caiu no gosto da maioria é falso. Lembre-se, Jesus se referiu aos seus verdadeiros seguidores como “pequenino rebanho”.
A apostasia que a Bíblia nos advertiu que seria evidente nos últimos dias já está em pleno andamento. Somente aqueles que se mantiverem firmes a Palavra de Deus serão protegidos e salvos. Este remanescente de crentes fiéis será visto como pessoas antiquadas e de mentalidade fechada.
A natureza da salvação de Cristo é deploravelmente deturpada pelo evangelista moderno. Eles anunciam um Salvador do inferno ao invés de um Salvador do pecado. E é por isso que muitos são fatalmente enganados, pois há multidões que desejam escapar do Lago de fogo, mas que não têm nenhum desejo de ficarem livres de sua pecaminosidade e mundanismo. Sem santificação ninguém verá o Senhor.
Os Evangélicos modernos procuram encher suas igrejas de analfabetos bíblicos, convencendo-os que eles irão para o céu, simplesmente porque levantaram a mão e fizeram uma oração, como sinal de aceitação de Jesus como Salvador, e que Ele vai lhes dar o sucesso familiar, social e financeiro, se tiverem um nível de moralidade considerável e forem dizimistas fiéis; o que se constitui propaganda enganosa.
Muitos dizem não ter vergonha do evangelho, mas são uma vergonha para ele. A primeira geração de cristãos pós-modernos já está aí. São crentes que pouco ou nada sabem da Palavra de Deus e demonstram pouco ou nenhum interesse em conhecê-la. Cultivam uma espiritualidade egocêntrica, com nenhuma consciência missionária. Consideram tudo no mundo muito “normal” e não vêem nenhuma relevância na cruz de Cristo. Acham que a radicalidade da fé bíblica é uma forma de fanatismo religioso impróprio e não demonstram nenhuma preocupação em lutar pelo que crêem.
Você sabia que 80 á 90% das pessoas que “aceitam a Cristo” em trabalhos evangelísticos se “desviam” depois? O motivo de tudo isso tem sido esse evangelho centrado no homem que é pregado nos púlpitos, nas TVs e nas casas, onde o bem-estar e a prosperidade tem se tornado “mais valiosos” que o próprio sangue de Cristo. A graça já não basta mais (apesar dos louvores e acharmos Cristo tão meigo). O que nós realmente queremos é “o segredo” para sermos bem-sucedidos. Desejamos “uma vida com propósitos” para taparmos com peneira o vazio que sentimos. O Vazio de um espírito morto que somente Deus pode ressuscitar. Ansiamos por “o melhor da nossa vida hoje” no lugar de tomarmos a nossa cruz e de negarmos a nós mesmos. Queremos conhecer “as leis da prosperidade” mais do que o Espírito de Santidade; e, para nos justificarmos, tentamos ser pessoas auto-motivadas e de alta performance, antes de sermos cristãos cuja alegria está em primeiro lugar Nele; e santos bem aceitos pelo mundo a despeito das Palavras de Jesus contrariar esse posicionamento.
A falha do evangelismo atual reside na sua abordagem humanista. Esse evangelho é francamente fascinado com o grande, barulhento, e agressivo mundo com seus grandes nomes, o seu culto a celebridade, a sua riqueza e sua pompa berrante. Para os milhões de pessoas que estão sempre, ano após ano, desejando a glória mundana, mas nunca conseguiram atingi-la, o moderno evangelho oferece rápido e fácil atalho para o desejo de seus corações. Paz de espírito, felicidade, prosperidade, aceitação social, publicidade, sucesso nos negócios, tudo isso na terra e finalmente, o céu. Se Jesus tivesse pregado a mesma mensagem que os ministros de hoje pregam, ele nunca teria sido crucificado.
Hoje temos o espantoso espetáculo de milhões a ser derramado na tarefa de proporcionar irreligioso entretenimento terreno aos chamados filhos do céu. Entretenimento religioso é, em muitos lugares rápido meio de se esvaziar as sérias coisas de Deus. Muitas igrejas nestes dias tornaram-se pouco mais do que pobres teatros de quinta categoria onde se "produz" e mercadeja falsos “espetáculos” com a plena aprovação dos líderes evangélicos, que podem até mesmo citar um texto sagrado fora de contexto em defesa de suas delinqüências. E dificilmente um homem se atreve a levantar a voz contra isso.
A maioria dos crentes não acredita que a Bíblia diz o que está escrito: acreditam que ela diz o que eles querem ouvir. Contornar a Palavra de Deus e chamar os nossos desejos de direção divina, só leva à multiplicação do pecado. Há muitos vagabundos religiosos no mundo que não querem estar amarrados a coisa alguma. Eles transformaram a graça de Deus em libertinagem pessoal e muitas vezes coletiva. Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em você mesmo.
Ai de vocês que pregam seu falso evangelho, transformam a casa de Deus em comércio. Vendem seus CDs, vendem seus falsos milagres, vendem suas falsas unções, vendem falsas promessas de prosperidade, enquanto na verdade só vocês têm prosperado. Como escaparão do juízo que há de vir?


"Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: "Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la?" Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido." Joã 6:60;66-65

Conteúdo adaptado a partir de algumas ideias, textos e pregações de diversos autores e pregadores Cristãos.