''POR QUE DECIDI NADA SABER ENTRE VOCÊS,A NÃO SER CRISTO E ESTE CRUCIFICADO ''
I corintios 2:2

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

JUNTOS NA MISSÃO – TIMOR LESTE DIÁRIO DE BORDO - 1 (19.09.2011)

JUNTOS NA MISSÃO –
TIMOR LESTE
DIÁRIO DE BORDO - 1 (19.09.2011)
Dada a aceitação do Diário de Viagem, estou prosseguindo com a mesma idéia nesta nova viagem. Pequena mudança de nome: Diário de Bordo. É mais chique, não? Não tenho a menor idéia sobre conexão da internet nos diversos lugares onde vamos passar. Sei que no Timor, nem sempre será fácil. Mas vou escrever diariamente e deixar na agulha. Assim que tiver oportunidade, enviarei...
Alguns talvez estejam pensando: “De novo?”. Pois é...Eu também acho que é pouco tempo para pegar a estrada novamente. Mas uma série de circunstâncias se alinharam para que assim fosse. Somente cinco dias em casa, mala pronta, mochila nas costas e pé na estrada, ou melhor, nas nuvens.
Alguém outro dia comentou como eu gosto de viajar. A verdade é que eu não gosto. Eu sigo ordens... se pudesse escolher, estaria em minha casa, com minha família e com minha igreja, que me faz grande falta. Mas, por mandado do meu Chefe, aqui vamos nós. Esperando estar em casa no dia 02 de setembro, se Deus quiser.
Dessa vez, vamos lonnnnnnnge. Será a primeira vez na Ásia, tendo Timor Leste como destino final. Por quê? Estamos na Missão, qeu nos leva para longe... “em toda Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Onde mais estariam os tais „confins da terra‟, senão numa pequena ilha do outro lado da terra, separada do Brasil por 12 fusos horários? Meu relógio biológico não está entendendo nada. Ontem duas horas mais cedo, hoje hora normal, amanhã doze horas de diferença.
Dessa vez a equipe de viagem é outra. Comigo estão os pastores James e Ivan Goosen, Pr. Egberto e o Supremo Pastor, idealizador da Missão. O tempo de viagem será mais de 20 horas, desde a saída de Fortaleza até Dili, capital do Timor. O roteiro é o seguinte: Fortaleza - São Paulo -Johanesburgo (África do Sul) - Singapura – Timor Leste. A propósito, neste momento estamos cruzando o Atlântico, numa altitude de cerca de 11.000 m, a uma velicidade de uns 900 km/h, em direção à África do Sul, num vôo de 7:40 minutos. Faltam só 6:00H. É bem ali...
Mas vamos cronologicamente...
7:00H – chegamos ao aeroporto de Fortaleza para o check in. Tudo certo, exceto que não podíamos embarcar com a bagagem de mão como queríamos. Em vôos assim é comum extravio de bagagem. Queríamos nos prevenir. Não sendo possível, vamos ao plano B: um pouco de roupa e coisas de primeira necessidade em uma pequena mochila.
De Fortaleza a São Paulo, tivemos um vôo muito tranquilo (esse está balançando muito...). Desembarcados, procuramos localizar o balcão da South African Airway. Mas era ainda muito cedo, pois nosso vôo só sairia às 18:30H.
Alguém deu uma boa idéia...
- Vamos almoçar?
Alguns hotéis oferecem transporte gratuito para os que quiserem almoçar nos seus restaurantes. O recepcionista engravatado era uma indicação da nossa suspeita... Esse almoço vai sair caro... afinal,
„esmola grande, o cego desconfia‟.
- Os senhores pagarão apenas R$ 60,00 por pessoa.
Afastamos um pouco: conferência da “liseira”...
- Vamos tentar outra coisa mais em conta.
Depois de subir e descer, olhando possibilidades, alguém nos indicou um local de preço razoável... O nome é Self-service Terra Azul... - Ótimo, porque eu já estava azul de fome!
Comemos e conversamos bastantes. Foi bom para pensar melhor sobre os alvos da viagem e compartilhar idéias e expectativas.
16:35 H- Feito o check-in entramos para a sala de
embarque. Decolamos na hora prevista. Avião enorme, com bastante passageiros... É incrível a aviação. É maravilhoso o poder de Deus que sustenta a natureza, possibilitando as invenções humanas.
A previsão de chegada em Johanesbrugo é 7:30 H... Que Deus continue nos levando nas asas do vento...
*************************************************************
7:30 H – Chegamos pontualmente... mundo pequeno! Estamos no extremo sul da África, em um país fronteira com paises da costa oriental como Moçambique. No Brasil são 3:30 da manhã.
Estamos com 9o. Centígrados. Ainda bem que sou do Icó, acostumado com baixas temperaturas... Já ouviram o que aconteceu no Icó num ano de enchente? Dizem que um papagaio que descia o rio salgado, afogando-se. Quando um homem compadecido lhe estendeu a mão...
- “Que lugar é esse?”. Perguntou o papagaio ofegante.
- “Icó”, respondeu o bondoso senhor.
– “Prefiro descer na correnteza...”.
Além de ser uma tremenda calúnia, acho que não era papagaio, mas um pinguim, curtindo as águas geladas do sertão centro-sul do Ceará... (mas será que isso aconteceu mesmo??)
O vôo balançou um pouco. Não estava totalmente cheio, mas também não deu para dormir. Vamos ficar aqui por 4 horas e pegar outra aeronave. Será mais longo do que o de São Paulo para cá. Teremos um dia e meio para descansar em Singapura.
Johannesburg é uma cidade com cerca de 2,5 milhões de pessoas. Uma cidade moderna, afinal este o país número um em desenvolvimento no continente. A África do sul sozinha responde por 40% de toda produção industrial do continente.
Há alguns anos, Mandela iniciou o movimento para acabar com o regime do Apartheid. Melhoru muito, mas os resquícios permanecem.
Estou pegando um sinal de internet... vou tentar enviar o primeiro diário.
Louvo a Deus por tudo até aqui.
“... eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
Deus nos mantenha Juntos na Missão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário